Centro histórico
No próximo domingo (2), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abrirá novamente seus espaço culturais para receber a 26ª edição do Projeto Circular, que busca revalorizar o centro histórico de Belém, incentivando a circulação do público pelos bairros que deram origem à cidade.
Entre os espaços que participam do circuito estão Museu do Círio, Museu do Forte, Museu de Gemas, Museu de Arte Sacra - com a exposição "Tradição das Águas" -, a área externa do Forte e o Museu do Estado do Pará (MEP), onde ocorrerão a "Oficina de Maquetes Históricas" e a ação "Troca-Troca de Livros", quando o público poderá trocar livro por uma publicação, como periódicos e folhetos, novos e usados, que figuram avulsos na Biblioteca Antônio Landi.
Outro espaço da Secult que estará aberto à visitação é o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), que oferecerá ao público a oportunidade de conhecer os serviços técnicos desenvolvidos no Arquivo Público, por meio de uma exposição de documentos que passaram pelo Laboratório de Preservação e Conservação, e documentos digitalizados, assim como transcrições feitas pelo Setor de Pesquisa. Também faz parte da programação no Apep, uma oficina de manuseio de documentos históricos, ministrada por João Lopes, técnico do Arquivo Público.
O Projeto Circular surgiu da necessidade de revalorizar o centro histórico de Belém, e objetiva melhorar a apropriação e a utilização das estruturas e edificações da área subutilizadas, sobretudo nos finais de semana, estimulando a criação e o fortalecimento de empreendimentos culturais e associados, desenvolvendo uma economia criativa e solidária, bem como o potencial turístico da região, garantindo o convívio e o bem-estar dos moradores, na busca pela transformação do perfil dos bairros históricos, também atingidos pela violência e degradação.
Serviço: No domingo (2 de junho), a Secult integra o Projeto Circular. O Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) estará com todos os seus museus abertos para receber o público, das 09 às 17 h, com vasta programação.
O Arquivo Público do Pará estará aberto das 10 às 14 h, com exposição dos serviços executados pelo Arquivo Público e oficina de manuseio de documentos históricos. O Arquivo Público fica na Travessa Campos Sales, 273 (esquina com a 13 de Maio). Mais informações pelo telefone: (91) 4009-4350.
-
Estação das Docas
Música, dança e cinema animam final de semana na Estação das Docas
-
Cidades Empreendedoras
Abaetetuba terá ações para fomentar economia e melhorar infraestrutura urbana
-
23ª Feira do Livro
Abertas as inscrições para o estande dos escritores paraenses
-
Fimupa
Festival traz à Belém grandes nomes da música nacional e internacional
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Bragança
Estado assume compromisso de reconstruir estátua de São Benedito
Comentários